NOW

Daniela Nunes considera que "a Ucrânia é vítima do ADN soviético de corrupção"

| 07 de Fevereiro de 2025 às 00:39
A carregar o vídeo ...

Guerra e Paz

A analista em política internacional sublinhou que a Europa precisa de compreender o verdadeiro valor estratégico da Ucrânia no atual contexto global.

O tema "Será possível compreender Vladimir Putin?" esteve em análise esta quinta-feira no programa Guerra e Paz, do NOW, com a participação da analista em política internacional, Daniela Nunes.

Durante a entrevista, Daniela Nunes destacou que a Ucrânia não é apenas vítima da invasão russa, mas também da herança política e estrutural deixada pela antiga União Soviética. Segundo a analista, essa herança está marcada por um ADN de corrupção e clientelismo, características que continuam a afetar o funcionamento do Estado ucraniano.

"A entrada da Ucrânia nas estruturas ocidentais europeias não está exclusivamente dependente das ambições de Vladimir Putin. Também depende do trabalho e da vontade de Volodymyr Zelensky em combater efetivamente a corrupção. É preciso que a Ucrânia faça o seu esforço e se adapte", afirmou.

A especialista realçou que, para além da questão militar e diplomática, a integração da Ucrânia na União Europeia e na NATO exige reformas internas profundas, especialmente no combate à corrupção e na modernização das instituições do país.

Além disso, Daniela Nunes sublinhou que a Europa precisa de compreender o verdadeiro valor estratégico da Ucrânia no atual contexto global.

Segundo a analista, a Ucrânia não é apenas um país em guerra, mas sim uma peça-chave no equilíbrio de forças entre a Rússia e o Ocidente.