Alta Tensão
No programa "Alta Tensão", a especialista NOW referiu que o encontro pode reforçar as imagens dos três líderes.
Esta quarta-feira, no programa "Alta Tensão", a especialista NOW Daniela Nunes afirmou que Donald Trump que resolver a guerra na Ucrânia para reforçar a sua imagem.
"Desde a sua campanha eleitoral, a promessa era de resolver a guerra em 24 horas. Já lá vão seis meses, ou até um pouco mais, e ele não está a conseguir levar as coisas a bom porto", explicou Daniela Nunes.
Acrescentou ainda que o encontro a três, dos EUA com a Rússia e a Ucrânia, pode reforçar a imagem de Trump como "mediador credível" e de "líder capaz, sobretudo num contexto [...] de algumas cisões", como é o dos Estados Unidos.
No que toca à Ucrânia, Daniela Nunes acredita que esta "trilateralidade" também reforça a imagem do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na medida em que coloca o país "numa posição de paridade em relação à Rússia", porque "encaramos as duas partes [do conflito], algo que ainda não tinha acontecido durante a Administração Trump.
Por fim, a especialista em assuntos internacionais explicou que o que Putin ganha com a reunião é o isolamento da Ucrânia em relação ao seu maior aliado.
"O que [Putin] ganha com isto é obviamente um isolamento da Ucrânia face ao seu grande aliado, que é a Europa, que não é vista nem achada nesta futura reunião", concluiu.