Cheias na América
A costa Oeste norte-americana está a ser atingida por ventos de quase 100 quilómetros por hora.
A maioria do continente americano tem sido assolado por vagas de cheias e violentas inundações. Esta terça-feira, na Venezuela, o desabamento da mina de El Callao, na sequência de inundação, resultou na morte de mais de uma dezena de mineiros. As testemunhas descreveram o desespero que se viveu no momento da tragédia.
No resto do continente, o cenário de cheias repete-se vezes sem conta e o número de mortos tem vindo a aumentar. Várias tempestades e chuvas torrenciais estão na origem deste cenário desolador.
Esta terça-feira, no entanto, as chuvas no México começaram a dar tréguas, possibilitando que os esforços de resgate pelos mais de 60 desaparecidos sejam agilizados.
Nos Estados Unidos, o cenário repete-se um pouco por todo o país. Em Phoenix, no Arizona, a chuva forte levou à queda de árvores e a estradas completamente inundadas.
A costa Oeste norte-americana está a ser atingida por ventos de quase 100 quilómetros por hora, que levaram ao cancelamento de quase 40 voos e três mil atrasos.
No Alasca, os resquícios do tufão atingiram principalmente zonas costeiras, com registos de casas a serem arrancadas pelos alicerces e levadas pela corrente.
O cenário de devastação não parece ainda ter um fim à vista, com alertas de tempestade que permanecem ativos em diversas regiões americanas.