“Devemos levar muito a sério toda e qualquer declaração de Donald Trump que mostre pretensões hegemónicas”, diz Catarina Caria
A especialista realçou que a operação dos Estados Unidos na Venezuela, que resultou na captura de Nicolás Maduro, “abre certamente precedentes para que, também em nome dos interesses e da defesa da segurança norte-americana, tenha a mesma conduta na Gronelândia”.
A analista de assuntos internacionais Catarina Caria foi a convidada do programa Guerra e Paz desta terça-feira, que conta com Germano Almeida.
Questionada sobre o quão séria é a retórica do Presidente norte-americano em relação à Gronelândia, a especialista considerou que “devemos levar muito a sério toda e qualquer declaração de Donald Trump que mostre pretensões hegemónicas”.
“Desde que Donald Trump assumiu a Casa Branca, praticamente tudo aquilo que prometeu, cumpriu em tempo recorde”, explicou.
Catarina Caria realçou que a operação dos Estados Unidos na Venezuela, que resultou na captura de Nicolás Maduro, “abre certamente precedentes para que, também em nome dos interesses e da defesa da segurança norte-americana, tenha a mesma conduta na Gronelândia”.
A especialista lembrou ainda a nova estratégia de segurança nacional dos Estados Unidos reencarna a doutrina Monroe.
“A doutrina surge no contexto ainda das colónias europeias, portanto, aquilo que os Estados Unidos diziam era que a América era assunto dos americanos e não dos europeus. Há luz dessa doutrina, os Estados Unidos têm toda e qualquer responsabilidade sobre a América”, explicou.
Recorde-se que o "Guerra e Paz", único programa diário de análise internacional da TV portuguesa em horário nobre, completa esta terça-feira, 6 de janeiro de 2026, um ano de emissões regulares.
O programa de Germano Almeida, emitido nas noites de segunda a sexta-feira no NOW, teve em dezembro o seu melhor mês de sempre, depois de ter tido em outubro um anterior recorde de audiências, fruto de um trabalho reconhecido na análise dos grandes temas que dominam a política internacional.