Dia de emoções fortes para os reféns e os familiares que dois anos depois voltaram a encontrar-se

| 14 de Outubro de 2025 às 00:00
A carregar o vídeo ...

Reféns

Pais e filhos e namorados puderam dar o abraço pelo qual esperavam há dois anos.

As imagens correm o mundo. Avinatan Or surge de braços no ar, um leve sorriso no rosto e um olhar que revela sofrimento.

Ao fim de dois anos reencontrou-se com a namorada. 

O casal foi separado e feito refém pelo Hamas no ataque de 7 de outubro de 2023. Avinatan foi um dos últimos reféns libertados pelo Hamas, e a emoção do momento marca o início de uma nova fase para dezenas de famílias israelitas.

Este é Evyatar David, outro jovem feito refém a 7 de outubro durante um festival de música.

Em agosto, o Hamas divulgou um vídeo que chocou o mundo onde o jovem, bastante magro e pálido, dizia estar a cavar a própria sepultura.

Entre os libertados estão também três homens com nacionalidade luso israelita:

Segev Kalfon, de 27 anos, foi raptado durante um festival de música. Esta segunda-feira foi entregue às forças de defesa de israelitas. À chegada, foi recebido com abraços e lágrimas pela família, que nunca perdeu a esperança de o ver regressar.

Os irmãos David e Ariel Cunio, de 28 e 35 anos, também foram sequestrados em 2023, juntamente com as respetivas companheiras e filhos. As mulheres e crianças tinham sido libertadas em novembro do mesmo ano.

Esta segunda-feira começou a libertação dos 48 reféns mantidos em cativeiro pelo Hamas. 20 com vida e 28 mortos, em troca de cerca de 2 mil palestinianos detidos nas prisões israelitas.