Obama na convenção.mp4
A entrada de Barack Obama, que continua a ser uma das figuras mais importantes do partido democrata, no United Center não poderia ter sido mais eufórica.
O discurso de Barack Obama foi o ponto alto do segundo dia da Convenção Democrata. Para além dos elogios a Joe Biden e a Kamala Harris, o antigo presidente dos Estados Unidos lançou um duro ataque a Donald Trump.
A entrada de Barack Obama no United Center não poderia ter sido mais eufórica. O antigo presidente dos Estados Unidos continua a ser uma das figuras mais importantes do partido democrata.
No início do discurso que durou cerca de meia hora Obama não poupou elogios a Kamala Harris.
"Temos a oportunidade de eleger alguém que passou toda a sua vida a tentar dar às pessoas as mesmas oportunidades que a América lhe deu", afirmou Barack Obama sobre Kamala Harris. "Alguém que te vê e te ouve e que se levanta todos os dias e luta por ti. A próxima presidente dos Estados Unidos da América, Kamala Harris."
As atenções voltaram-se também para Donald Trump. Barack Obama não tem dúvidas de que o candidadto republicano pode tornar-se perigoso:
"Há as alcunhas infantis, as teorias da conspiração disparatadas, uma estranha obsessão com o tamanho das multidões", disse o antigo presidente dos Estados Unidos. "E continua, e continua, e continua. No outro dia, ouvi alguém comparar Trump aos vizinhs que estão sempre a ligar o soprador de folhas mesmo junto à nossa janela, constantemente a cada dia. Vindo de um vizinho é cansativo. De um presidente, é simplesmente perigoso."
O entusiasmo dos democratas em relação a Kamala Harris tem vindo a aumantar nas últimas semanas.
Michele Obama também já se rendeu à mistica da candidata à presidências dos Estados Unidos: "A personificação das histórias que contamos a nós próprios sobre este país. A história dela é a vossa história. É a minha história. É a história da grande maioria dos americanos que tentam construir uma vida melhor."
Um dos momentos altos do segundo dia de convenção foi também o discurso de Tim Walz. O vice-presidente do partido democrata só teve um alvo.
"Estás [Trump] a fazer uma campanha baseada no medo. Tal com eles, vai ter alguns problemas quando se deparar com uma campanha que se baseia na alegria", afirmou Tim Walz. "Portanto, esta coisa do Projeto 2025 é simplesmente o livro de jogadas e eles vão chamar as jogadas diretamente para a linha."
As emoções vividas no United Center eram acompanhadas pelo ambiente de festa vivido nas ruas de Chicago.
Kamala Harris agradeceu durante o seu discurso os elogios: "Estamos muito honrados por sermos os vossos nomeados. Esta é uma campanha movida por pessoas e, juntos, traçaremos um novo caminho."
A convenção democtrata termina esta quinta-feira já com Kamala Harris a ser a candidada oficial do partido à Casa Branca. O discurso de encerramento em Chicago é aguardado com expetativa.