Documentos da Entidade para a Transparência provam que todos os 55 imóveis de Montenegro estão inacessíveis ao acesso público

| 02 de Setembro de 2025 às 15:45
A carregar o vídeo ...

Luís Montenegro

Em resposta ao Correio da Manhã, este órgão independente esclareceu que o primeiro-ministro opôs-se ao acesso das matrizes dos prédios urbanos. O objeto do pedido de ocultação das matrizes acabou por incidir sobre todo o património imobiliário do chefe do Governo.

Depois de limitar a consulta da declaração de rendimentos aquando do caso Spinumviva, Luís Montenegro não permitiu o acesso público ao número da matriz dos seis imóveis urbanos e 49 rústicos herdados da família do atual primeiro-ministro.

Ao contrário do que afirmou Montenegro no último domingo, à saída da universidade de verão do PSD, os documentos da Entidade para a Transparência provam que o número da matriz dos 55 imóveis do chefe do Governo não está visível ao público.

Recorde-se que inicialmente Luís Montenegro disse que nunca se tinha oposto à divulgação da matriz dos imóveis.

No final da tarde de domingo, o gabinete do primeiro-ministro desmentiu esta versão e em comunicado confirmou que o chefe do Governo apenas pediu à Entidade para a Transparência a oposição ao acesso do número da matriz de seis imóveis urbanos, pelo facto dos mesmos estarem associados à morada de residência habitual do Luís Montenegro e a moradas de habitações da família mais próxima.

Ao Correio da Manhã, a Entidade para a Transparência confirmou o pedido do primeiro-ministro, mas este órgão independente ocultou as matrizes de todos os imóveis.

Também esclareceu que o objeto do pedido incidiu, globalmente, sobre o campo do Património imobiliário de luís montenegro, logo era possível ocultar manualmente o número de matriz dos imóveis urbanos.

A entidade também refere que por razões de segurança informática, a plataforma electrónica funciona por campos e não por registos.

Lembra ainda que a informação incluída na plataforma provém do próprio titular dos imóveis e é do conhecimento público.

A informação sobre os mesmos consta no espaço das declarações de rendimentos relativo à descrição do ativo patrimonial.

Dos seis imóveis urbanos de Montenegro, dois são estacionamentos em Bragança.