Donald Trump
O Presidente americano explicou que o Japão vai investir cerca de 468 mil milhões de euros nos Estados Unidos e que o país ficará com 90% dos lucros.
O Presidente americano, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira um "grande acordo comercial com o Japão" de 550 mil milhões de dólares (cerca de 468 mil milhões de euros) e que os Estados Unidos vão ficar com 90% do lucro.
"Acabámos de concluir o nosso grande acordo comercial com o Japão. Estamos a receber 550 mil milhões de dólares. Para ser exato, é 90% disso, mas nós controlamos tudo. E tem sido realmente ótimo", disse o Presidente dos EUA.
O acordo inclui sobretaxas tarifárias de 15% sobre os produtos japoneses importados para os Estados Unidos e o Japão vai abrir o comércio de carros, camiões, arroz e outros produtos agrícolas aos EUA.
Donald Trump afirmou que o acordo vai impulsionar a produção nacional, reduzir os défices comerciais e aumentar as receitas. No entanto, as empresas alertaram para um aumento dos custos que pode afetar os consumidores.
O anúncio surge no mesmo dia em que o negociador japonês que trata questões relacionadas com as tarifas, Ryosei Akazawa, disse esperar chegar a um acordo com Washington até 1 de agosto, data em que Donald Trump ameaçou impor tarifas de 25% sobre os produtos japoneses importados.
Em 2024, o Japão foi o quinto maior parceiro comercial dos EUA, representando 4,3% do total do comércio.