Donald Trump concede perdão a dois perus na cerimónia de Ação de Graças na Casa Branca

| 26 de Novembro de 2025 às 12:13
A carregar o vídeo ...

Donald Trump concede perdão a dois perus na cerimónia de Ação de Graças na Casa Branca

O líder norte-americano aproveitou o momento para criticar o antigo Presidente dos Estados Unidos Joe Biden.

Donald Trump protagonizou mais um momento insólito. O Presidente norte-americano cumpriu a tradição de poupar dois perus de serem cozinhados no jantar de Ação de Graças, numa cerimónia marcada por humor, na qual ironizou que os perdões concedidos pelo antecessor seriam inválidos devido à alegada incapacidade de Joe Biden.

Os dois perus foram selecionados no concurso anual promovido pela Federação Nacional do Peru. Antes da cerimónia, passaram a noite num hotel de luxo perto da Casa Branca. As aves escolhidas foram Gobble e Waddle, nascidas em julho numa quinta da Carolina do Norte.

A sessão, transmitida em direto, decorreu no Jardim das Rosas da Casa Branca e contou com a presença da primeira-dama, ao lado de Donald Trump.

Apesar de tudo estar apostos, a cerimónia contou apenas com Gobble. Assim que Waddle for encontrado, ambos vão ficar à guarda da Universidade Estadual da Carolina do Norte.

Todos os anos, por esta altura, cerca de 46 milhões de perus são abatidos nos Estados Unidos para o tradicional jantar de Ação de Graças.

Apesar de os presidentes receberem perus como oferta há várias décadas, foi Abraham Lincoln quem, durante a guerra civil americana, instituiu o costume do perdão presidencial, na altura a pedido do filho.

Atualmente, esta é uma das tradições mais curiosas da Casa Branca, quase sempre acompanhada de momentos de boa disposição com Donald Trump a dar continuidade ao legado.