Donald Trump considera receber Zelensky na reunião com Putin
No entanto, a prioridade atual é preparar a reunião bilateral que foi pedida por Putin.
O Presidente dos Estados Unidos está aberto a uma cimeira trilateral com os homólogos russo e ucraniano, mas, por enquanto, a Casa Branca planeia uma reunião bilateral, apenas com a Rússia.
Os ataques entre Moscovo e Kiev continuam. Pelo menos uma pessoa morreu esta madrugada numa explosão numa refinaria de petróleo russa.
O encontro entre o Presidente norte-americano e o homólogo russo, no Alasca, está à porta, resta apenas saber se vai garantir um cessar-fogo na Ucrânia.
Vladimir Putin está a exigir que a Ucrânia ceda toda a área oriental do Donbass, bem como a Crimeia. No entanto, o Presidente ucraniano continua a rejeitar ceder território, tal como grande maioria dos ucranianos, que consideram que isso representa uma vitória para os russos. O líder ucraniano rejeita soluções negociadas à revelia do seu país e enfatiza que qualquer processo de paz que não inclua a Ucrânia será inútil.
Também os líderes europeus defendem que o caminho para a paz na Ucrânia não pode ser decidido sem ela. Numa declaração conjunta divulgada este sábado os líderes afirmam que a solução diplomática deve proteger os interesses da Ucrânia e da Europa em matéria de segurança.
A Casa Branca agora está a considerar convidar o Presidente ucraniano para a reunião no Alasca. Inicialmente, a administração norte-americana tinha essa exigência, mas acabou por a afastar. No entanto, a prioridade atual é preparar a reunião bilateral que foi pedida por Putin. Entretanto guerra continua e os ataques não param.
Depois de a Rússia ter atacado a Ucrânia este sábado, Kiev retaliou e atacou uma refinaria de petróleo russa em Saratov provocando várias explosões e um incêndio. Segundo as autoridades locais a instalação industrial ficou completamente destruída.