EUA

Donald Trump proibido de enviar militares para Portland

Nuno Gil Ferreira | 06 de Outubro de 2025 às 16:29
A carregar o vídeo ...

Donald Trump proibido de enviar militares para Portland

É a segunda vez em dois dias que Donald Trump é impedido de enviar tropas para regiões dos Estados Unidos com protestos contra os serviços de imigração.

À medida que os protestos em Chicago e Portland contra os serviços de controlo de imigração nos Estados Unidos aumentam, também o desejo de Donald Trump de expandir as ações militares da Guarda Nacional para mais regiões norte americanas fica mais claro. 

Mesmo assim, o governador do Oregon é de outra opinião. 

“Um total de 200 membros da Guarda Nacional da Califórnia estará, em breve, completamente no estado do Oregon. No entanto, o meu gabinete não recebeu qualquer notificação oficial ou correspondência do governo federal relativamente a esta ação do Presidente”, afirmo. 

É a segunda vez desde sábado que o Presidente dos Estado Unidos é proibido de enviar militares para diferentes partes do país. 

No caso do envio de 200 militares para Portland, Donald Trump diz que só o faz porque a cidade está alegadamente num estado deplorável.  

Já no sábado, Donald Trump tinha anunciado que iria enviar tropas para Chicago, mas foi parado por juízes federais. 

Vídeos nas redes sociais mostram tropas altamente armadas com equipamento militar a patrulhar as ruas de Chicago e de Portland para tentar conter os vários protestos.