Dono de antigo hotel do Porto ocupado de forma ilegal vai ter de vedar e limpar espaço
A exigência é do presidente da Câmara do Porto, que visitou o espaço depois de o caso ter sido denunciado no programa Repórter Sábado, do canal NOW.
O antigo hotel Nave, na Avenida Fernão de Magalhães, perto do Campo 24 de Agosto, no Porto, tem sido ocupado ilegalmente. Dentro e fora do edifício, há lixo acumulado. Na vizinhança, há revolta e insegurança.
O caso é acompanhado pela Câmara do Porto desde 2022 e o proprietário até tem colaborado na vedação do espaço, mas o problema não está resolvido.
“Vamos de imediato notificar o proprietário no sentido de, no curto-prazo, tomar algumas medidas, como a limpeza do espaço, o reforço do fecho dos vãos, para impedir a transposição de vedações”, disse Pedro Duarte, presidente da Câmara Municipal do Porto.
Caso contrário, chega a fatura.
“Se não o fizer, a Câmara vai agir e imputar os custos ao proprietário”, acrescentou.
Quanto a quem ali pernoita, a resposta social passa, diz o autarca, por um novo programa de apoio, o chamado Porto feliz, versão 2.0.
O presidente da Câmara visitou esta sexta-feira o antigo hotel ocupado de forma ilegal e prometeu intervenção musculada e repressiva, um sinal para casos idênticos que acontecem no Porto.