Informação Privilegiada
No NOW, Duarte Cordeiro afirmou que estamos a viver um momento em que "ao poder económico junta-se a capacidade militar" e, nesse sentido, a UE "tem que ser respeitada".
Duarte Cordeiro, ex-ministro do Ambiente, esteve no programa Informação Privilegiada esta terça-feira e considerou que a União Europeia tem "perdido relevância" no contexto internacional.
O antigo ministro defendeu que a UE deve "tirar várias conclusões" do atual contexto de guerra, nomeadamente na Ucrânia e no Médio Oriente, uma vez que tem revelado diversas fragilidades na resposta aos conflitos.
"A União Europeia tem que subir o tom, tem que ter a capacidade de ser mais independente, (…) [no que diz respeito à sua] dependência económica de várias matérias-primas, energia, quer do Médio Oriente, quer da Rússia e quer dos Estados Unidos", frisou.
Segundo Duarte Cordeiro, estamos a viver um momento em que "ao poder económico junta-se a capacidade militar". Nesse sentido, a UE "tem que ser respeitada".
"A União Europeia tem apelado, e bem, à diplomacia. Mas, obviamente, não tem tido sucesso nem no tema da Faixa de Gaza nem do Irão. (…) Temos que reconhecer que essa perda de relevância deve levar o bloco a olhar para o futuro de uma forma mais autónoma", reiterou.