Duarte Cordeiro diz que período dos incêndios não para por haver descida de temperaturas

| 26 de Agosto de 2025 às 23:09
A carregar o vídeo ...

Duarte Cordeiro diz que período dos incêndios não para por haver descida de temperaturas

O ex-ministro defendeu que “o Governo não pode baixar a guarda" e disse que "temos tido fenómenos em que ocorrem ondas de calor em setembro e em outubro”.

O antigo ministro do Ambiente e Ação Climática Duarte Cordeiro esteve no programa Informação Privilegiada no NOW na noite desta terça-feira e falou sobre os incêndios que têm afetado Portugal. 

O ex-ministro começou por afirmar que o período dos incêndios não para por haver uma descida das temperaturas. 

“O Governo não pode baixar a guarda. [...] Nós temos tido fenómenos em que ocorrem ondas de calor em setembro e em outubro”, defendeu. 

Duarte Cordeiro acrescentou ainda que, apesar de já haver neste momento situações dramáticas, como o incêndio de Arganil, que é o maior de sempre em Portugal, não nos podemos esquecer que ainda estamos a meio da época de incêndios. 

“Neste momento nós vamos discutir propostas do Governo e da oposição, mas nós estamos a meio da época de incêndios. O mais importante nesta fase é que o Governo tenha a prevenção, tenha a presença e a capacidade de resposta para aquilo que pode acontecer até final de outubro”, explicou o antigo governante. 

O antigo ministro disse ainda que, se os dados apresentados pela ministra da Administração Interna, que disse que Portugal teve 22 dias consecutivos com calor extraordinário, estão corretos, então os governos têm de estar cada vez mais preparados para estas circunstâncias.