Casas ardidas em Pedrógão Grandes
No total, cinco aldeias foram evacuadas devido às chamas.
O fogo no concelho de Pedrógão Grande começou na tarde deste sábado. Os moradores não escondem o medo das chamas naquele que foi o concelho mais marcado pelos incêndios nos últimos anos.
As chamas afetaram as freguesias da Graça e de Pedrógão Grande. Na Graça, a primeira casa habitada a arder era a única da família que lá morava. Era uma habitação pré-fabricada, feita de madeira. Restam apenas cinzas daquele que foi o lar de uma mãe e dos seus três filhos. Destas crianças, uma delas é um bebé de colo. A família está agora desalojada.
Uma moradora conta que o vale que agora está pintado de negro era um sítio marcado pela alegria.
Na freguesia vizinha, ardeu outra casa. A habitação ficava numa zona de mato de difícil acesso, isolada, na Horta do Rio. Nela habitava um casal de ingleses e a filha, mas não há vítimas mortais a registar.
O rasto de destruição é visível. A casa ficou reduzida a cinzas, tendo apenas restado algumas estruturas metálicas. Pelo que o NOW conseguiu apurar, a família tem outra residência na freguesia de Figueiró dos Vinhos.
No total, cinco aldeias foram evacuadas devido às chamas. As duas casas que arderam foram as únicas habitações em que o cenário mais temido se verificou até agora.