Guerra e Paz
O especialista em geopolítica do NOW explicou que há duas componentes na guerra, o fogo e o movimento das tropas.
O especialista do NOW em geopolítica Major-General Isidro de Morais Pereira foi o convidado do programa Guerra e Paz desta quarta-feira, que conta com Germano Almeida. O tema desta edição teve como questão de partida “Como é que a Ucrânia conseguiu corrigir as assimetrias desta guerra?”
Questionado sobre as dificuldades da herança soviética no exército ucraniano, Isidro de Morais Pereira começou por explicar que os militares, tanto russos como ucranianos, foram formadas sobretudo nas academias de Moscovo, muito influenciados por uma forma de encarar o combate que vinha do tempo de Stalin.
Nesta visão do combate, “a rainha das batalhas era a artilharia, enquanto a rainha das batalhas no mundo ocidental é considerada a infantaria e a forma como se olha para o planeamento das operações”.
“Há duas componentes fundamentais na guerra. Por um lado, o fogo, os elementos que levam o fogo, e por outro lado, o movimento de tropas para ocupar determinados locais. Se eu conseguir ocupar antes do adversário, eu posso ganhar a guerra e não ter de combater mais”, acrescentou.
O mundo ocidental ficou muito marcado pela Segunda Guerra Mundial e pela forma como Hans Guderian e outros generais do Reich conduziram as operações de combate. Por exemplo, apesar de a França se ter preparado com a Linha Maginot, os alemães conseguiram invadir o país.
“É a guerra dos grandes passos, a guerra da manobra, a guerra do movimento. Portanto, esta é a forma que nós encaramos a guerra”, concluiu Isidro de Morais Pereira.