Informação Privilegiada
D. Américo Aguiar afirmou no NOW que, apesar das "falhas e dificuldades" no combate aos fogos, há ainda "muitos homens e mulheres no terreno" que lutam "para que tudo corra bem".
O Bispo de Setúbal, Cardeal D. Américo Aguiar, esteve no programa Informação Privilegiada na noite desta sexta-feira e comentou a situação dos incêndios que deflagram em Portugal desde o início de agosto.
D. Américo Aguiar começou por reconhecer que, apesar das "falhas e dificuldades" no combate aos fogos, há ainda "muitos homens e mulheres no terreno" que lutam "para que tudo corra bem".
"Há, a esta hora, feridos graves a lutar pela vida, no Hospital São João, por exemplo, e penso que no centro hospitalar de Coimbra. Há populações que estão particularmente flitas naquilo que significa o sentimento de segurança. Queria que todos confiassem naquilo que é o empenho, dedicação e entrega de todos os que estão no terreno", disse.
Assim, o cardeal destacou que o foco deve permanecer naqueles que ainda estão a lutar contra chamas e não nas falhas que têm ocorrido.
"O que me faz estranhar, é que ao longo destes últimos anos, nós, ciclicamente, voltámos a este lugar onde não fomos felizes. ) Voltámos a um lugar de infelicidade, de aflição, de morte e voltámos também às narrativas e aos discursos de ataque de A contra B, de B contra C", disse.