ECP
A Ecocerâmica e Cristalaria de Portugal é um consórcio que reúne 30 entidades que desenvolvem projectos comuns, assentes na transição energética de forma a responder aos desafios da descarbonização, sem perder capacidade de produção e apostando na inovação e valorização dos materiais colocados no mercado. Estes temas foram a base de um congresso para um balanço ao trabalho realizado e os desafios para o futuro, que reuniu especialistas e investidores da área, em Coimbra.
A Ecocerâmica e Cristalaria de Portugal (ECP) é um consórcio que reúne 30 entidades que desenvolvem projetos comuns, assentes na transição energética de forma a responder aos desafios da descarbonização, sem perder capacidade de produção e apostando na inovação e valorização dos materiais colocados no mercado. Estes temas foram a base de um congresso para um balanço ao trabalho realizado e os desafios para o futuro, que reuniu especialistas e investidores da área, em Coimbra.
Este é um ponto de viragem para os sectores, que olha para o futuro da indústria e que quer reforçar a sua posição como referência europeia em inovação e sustentabilidade.
Este é um trabalho em rede que junta a indústria, os centros de investigação e universidades, projetados e dinamizados com recursos financeiros do PRR, para alavancar as metas governamentais e a agenda mobilizadora europeia.
É um trabalho em rede que já apresenta resultados satisfatórios através do investimento da indústria com incentivos do PRR.
Trata-se de uma ambição que obriga as empresas a ter quadros altamente qualificados. Um exemplo disso é o desenvolvimento de fornos com novas tecnologias de queima e fusão com baixo teor de carbono, reduzindo significativamente as emissões e o consumo energético, entre outros exemplos que foram analisados na conferência ECP, em Coimbra.