Elon Musk
O anúncio foi feito um dia depois do multimilionário ter pedido a abolição da União Europeia, na sequência da rede social X ter sido multada por 120 milhões de euros, pela comissão europeia.
A reação explosiva de Elon Musk surge depois da Comissão Europeia ter decidido multar em 120 milhões de euros, a rede social X, também conhecida como o antigo Twitter.
Em causa está o facto da rede social violar a lei comunitária de serviços digitais, pela enganosa marca de verificação e pela falta de transparência na publicidade, assim como na dificuldade no acesso de dados aos investigadores.
Entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado, foram várias as publicações feitas pelo multimilionário a criticar a decisão.
Numa das publicações, Elon Musk pediu a abolição da União Europeia e apelou para que a soberania fosse devolvida a cada país.
Não é a primeira vez que a rede social, com quase 20 anos de história, é multada pela União Europeia.
Em 2023, o X foi multado por um valor de 450 milhões de euros, pela Comissão de Proteção de Dados da Irlanda, depois de ter sido acusado de não cumprir as regras do Regulamento Geral.
Desta vez, a multa chegou aos 120 milhões de euros.
O secretário de estado norte-americano, criticou a sanção imposta, alegando que não é apenas um ataque à rede social X, mas sim a todas as plataformas tecnológicas americanas.
Também o embaixador dos Estados Unidos na União Europeia criticou a decisão, afirmando que é resultado do excesso de regulamentação do bloco contra a inovação americana.
Apesar da polémica em torno da rede social, este domingo Elon Musk congratulou a empresa por ser a principal fonte de notícias dos 27 países membros da União Europeia. Segundo o multimilionário, a aplicação atingiu um número recorde de downloads em vários países europeus.