Embaixador dos Estados Unidos na NATO, Matthew Whitaker
Matthew Whitaker garantiu que os Estados Unidos mantéem conversas com a Rússia, algo que diz não acontecer durante a Administração Biden.
O embaixador dos Estados Unidos na NATO, Matthew Whitaker, disse que o país está a ajudar a Ucrânia a reforçar a capacidade de ataque, para se defender da ofensiva russa.
“No último mês [a Ucrânia] já destruiu cerca d 20% da capacidade de refinar óleo da Rússia. As armas americanas que estão agora a ser utlizadas na linha de frente da guerra na Ucrânia não estão a ser pagas pelos contribuintes americanos”, clarificou.
Numa entrevista à Fox News, este sábado, Whitaker garantiu que o Governo norte-americano mantém também as conversas com a Rússia, algo que “não acontecia durante a Administração Biden”.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, reuniu-se com o homólogo russo, Vladimir Putin no dia 15 de agosto, para discutir um cessar-fogo na Ucrânia. No entanto, não se chegou a acordo. No dia 18 de agosto, o líder americano reuniu-se com Zelensky e com diversos líderes europeus e começou a organizar um possível encontro entre Moscovo e Kiev.
Apesar de duvidar que seja possível realizar uma reunião bilateral entre os dois países em conflito, Trump acredita que possa haver uma reunião “a três”.