Espanha ativa alerta vermelho após fortes tempestades em Alicante e Múrcia

Bárbara Rodrigues | 10 de Outubro de 2025 às 20:41
A carregar o vídeo ...

Espanha ativa alerta vermelho após fortes tempestades em Alicante e Múrcia

Mais de 100 pessoas já tiveram de ser retiradas das casas pelos serviços de emergência por razões de segurança. Portugal não deverá ser afetado por este fenómeno.

A depressão Alice está a causar danos no sul de Espanha. A agência espanhola de meteorologia acionou o alerta vermelho para a costa sul de Alicante e para o norte da cidade de Múrcia. Também a cidade de Valência permanece em aviso laranja. 

Durante a tarde desta sexta-feira, foram retiradas mais de 100 pessoas de vários locais. 73 pessoas que estavam no parque de campismo na região de La Manga estão alojadas neste momento num pavilhão desportivo. 

Um hospital já deu abrigo a outras 20 pessoas em situação de sem abrigo. Muitas chegaram ao hospital sozinhas. 

O Governo de Múrcia teve de reforçar os serviços de emergência. A Cruz Vermelha está a trabalhar a toda a velocidade para montar abrigos temporários de maneira a alojar as pessoas que estão a ser retiradas das suas casas. 

Todas as atividades escolares estão suspensas em vários municípios. A tempestade continua a deslocar-se pelo Mediterrâneo. 

A Proteção Civil apelou para que a população evitasse viagens desnecessárias e se mantivesse informada da situação pelos meios oficiais. 

A previsão meteorológica indica que a depressão Alice dê tréguas depois do fim de semana. 

Ainda que a tempestade esteja a movimentar-se, em Portugal, o IPMA diz que não deverá chegar ao país.