Gouveia e Melo no programa Guerra e Paz
Henrique Gouveia e Melo afirmou, no NOW, que não basta ter capacidade, mas "tem que se gerar também vontade" para fazer uma política de dissuasão.
O Almirante Henrique Gouveia e Melo esteve no programa "Guerra e Paz" esta quinta-feira e considerou que a proposta de 5% do PIB investido em defesa, sugerido pela NATO, é um "exagero".
"A Europa tem que ter muito bom senso e perceber que tem que apostar na defesa", começou por dizer, acrescentando que a meta estabelecida pela Aliança Atlântica não vai ser exequível.
Segundo o candidato presidencial, a economia europeia, no seu conjunto, é 20 vezes superior à russa. "Do que é que nós temos medo?", questionou.
"Há uma fórmula militar muito simples em termos conceptuais: poder é igual a capacidade vezes vontade. Se nós medirmos a capacidade só da Europa, sem falar do pilar americano e canadiano, (…) em termos humanos, somos 3,5 vezes mais numerosos do que os russos. Em termos tecnológicos e industriais, somos mais avançados", sustentou.
Assim, Henrique Gouveia e Melo afirmou que não basta ter capacidade, mas "tem que se gerar também vontade" para fazer uma política de dissuasão.
"Essa manifestação de vontade ajuda a dissuadir qualquer agressão, mas o que se está a dizer ao possível agressor é: se o caminho continuar, nós estamos dispostos a ir até aos 5%", vincou.