A notícia está a ser avançada pela Fox News. A Casa Branca quer impedir a entrada de pessoas que, na ótica da administração americana, podem tornar-se "um encargo público".
Os EUA vão suspender os vistos de entrada a 75 países a partir de 21 de janeiro por tempo indeterminado, até que o Departamento do Estado faça uma reavaliação do processamento, triagem e verificação dos vistos.
A notícia está a ser avançada pela "Fox News", que diz ter tido acesso a um memorando da Administração, que pretende controlar a entrada de cidadãos que se possam tornar num "encargo público", escreve o jornal. O documento dá orientações aos funcionários dos Consulados para recusarem vistos de países como a Somália, Rússia, Afeganistão, Brasil, Irão, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iémen.
Desconhece-se, para já, que outros países serão visados. Esta é uma das medidas mais radicais da Administração Trump até agora para restringir a entrada de imigrantes no país, que fecha a porta a mais de um terço das nações de todo o mundo.
Alguns países, como o Afeganistão, Irão e Rússia, já encontravam várias barreiras na obtenção de um visto. Pelo contrário, o Brasil, por exemplo, vai agora enfrentar um "choque" com esta suspensão.