Drones no espaço aéreo europeu alarmam Europa
Devido aos incidentes dos últimos dias, a Alemanha já tinha anunciado que ia reforçar os sistemas de defesa contra drones em coordenação com outros estados a norte do país.
A presença de drones no espaço aéreo europeu tem sido recorrente. Após várias invasões silenciosas, a Europa decidiu tomar medidas. Os ministros de Defesa europeus reuniram-se e decidiram que a solução passa por implementar um 'muro de drones' na fronteira com a Rússia.
No norte da Alemanha, a polícia alertou que havia drones não identificados dentro do espaço aéreo do país. O governo alemão informou que as investigações sobre o sucedido já estão a decorrer.
As autoridades suspeitam que os drones possam estar ligados a uma ação de espionagem, noticiou a televisão alemã "DNR".
Devido aos incidentes dos últimos dias, a Alemanha já tinha anunciado que ia reforçar os sistemas de defesa contra drones em coordenação com outros estados a norte do país.
Há quem acredite que o voo contínuo de drones no espaço aéreo europeu não passa de uma estratégia de pressão russa À NATO e à Europa. O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, diz que é preciso implementar um novo pacote de sanções ao Kremlin.
Os constrangimentos chegaram também à Dinamarca. O aeroporto dinamarquês esteve fechado durante uma hora, esta sexta-feira, após as autoridades terem comunicado a presença de um drone não identificado no céu do país. Vários voos foram cancelados e pelo menos dois aviões foram desviados. Esta foi a terceira interrupção no aeroporto em menos de uma semana.
Este sábado, drones voltaram a ser avistados no território dinamarquês.
Além disso, também Zelensky acusou a Hungria de ter invadido a fronteira do espaço aéreo ucraniano, na rede social X. O ministro das Relações Externas húngaro já respondeu à afirmação, rejeitando os comentários de Zelensky. Escreveu mesmo na rede social X que o Presidente ucraniano está a "perder a cabeça".