José Correia Guedes
José Correia Guedes sublinhou ainda que a pista é "suficiente comprida", com cerca de 2800 metros, para este avião.
O ex-comandante da TAP, José Correia Guedes, afirmou que é fundamental perceber o que aconteceu com o trem de aterragem do avião que explodiu na Coreia do Sul, este domingo, causando a morte a 179 pessoas.
Ao NOW, José Correia Guedes explicou que o avião aterrou sem trem de aterragem, algo que é "indispensável" para aterrar e desacelerar, uma vez que os travões estão nas rodas do aparelho e, tal como um automóvel, "a forma mais eficaz de desacelerar é através desses travões".
O ex-piloto explicou que este avião, o Boeing 737-800, tem dois sistemas hidráulicos principais, um stand-by e um mecânico para descer o trem de aterragem.
Ainda assim, não se sabe a causa do trem de aterragem não ter descido.
"Provavelmente não tiveram tempo. Algo de estranho aconteceu no momento em que o avião se aproximava da pista", disse.
José Correia Guedes sublinhou ainda que a pista é "suficiente comprida", com cerca de 2800 metros, para este avião.
A aeronave terá sido notificada que havia um bando de pássaros na aproximação da pista e deu a volta em sentido oposto.