Ex-piloto sobre tragédia no Brasil: "O avião entrou em perda de sustentação"

| 10 de Agosto de 2024 às 14:42
A carregar o vídeo ...

Ex-piloto sobre tragédia no Brasil: "O avião entrou em perda de sustentação"

José Correia Guedes explicou no Now que esse fenómeno pode ter várias causas distintas.

O Now falou com um ex-piloto sobre o que pode ter estado na origem deste acidente com uma aeronave, no interior de São Paulo, no Brasil. José Correia Guedes explicou que o avião entrou em perda de sustentação e referiu que isso pode acontecer por vários fatores, mas há também vários alertas para que os pilotos contornem a situação.

"Em relação à tragédia de hoje, porque é disso que se trata, sabemos pouquíssimo. Eu não irei especular, vou limitar-me apenas aos factos, àquilo que é conhecido, e olhando para as imagens parece-me ser razoavelmente óbvio que o avião entrou em perda. O que é isto de perda de sustentação? As asas deixam de sustentar o avião e ele cai. Isso pode dever-se a vários fatores."

"No fundo, pode ter sido uma alteração que fez alterar o fluxo aerodinâmico, mas agora compete à investigação apurar as razões da perda. Quando se dá uma perda de sustentação o avião fica completamente sem controlo e isto não devia acontecer, até porque há vários alertas, vários sistemas que alertam os pilotos para a aproximação de uma situação de perda para que eles possam corrigir. Mas também há circunstâncias em que os pilotos já não podem fazer nada, são de tal forma graves, e eventualmente terá sido o caso deste acidente", terminou José Correia Guedes.