Exército israelita continua ataques em Gaza nas horas depois da primeira fase do acordo de cessar-fogo
Khan Younis e a Cidade de Gaza foram as regiões mais afetadas.
Drones israelitas continuam a sobrevoar os céus de Gaza. Os navios de guerra continuam posicionados para impedir que os palestinianos regressem à Cidade de Gaza e, na noite da implementação do cessar-fogo, foram ouvidas uma série de explosões.
A cidade de Gaza e Khan Younis foram as regiões mais afetadas na madrugada desta sexta-feira. Estes ataques são os primeiros a serem relatados desde que a primeira fase do acordo de paz foi aprovada.
A pergunta que se impõe é quando é que as Forças Armadas Israelitas deixarão completamente a zona. Embora não haja uma resposta, foi também na madrugada desta sexta-feira, que o gabinete de Israel aprovou o plano do Presidente norte-americano, Donald Trump, para um cessar-fogo e a libertação de todos os reféns mantidos pelo Hamas. Israel tem agora 24 horas para retirar as forças armadas para a linha acordada. A libertação de reféns deverá acontecer 72h depois.
Só as próximas horas darão a garantia sobre se o acordo será efetivamente cumprido. Em março deste ano, Israel quebrou o cessar-fogo que estava estabelecido, na altura os ataques vitimaram mais de 400 pessoas e interromperam as negociações.
Também do lado do Hamas é esperado o cumprimento das linhas orientadoras do acordo, embora, segundo o exército israelita, um sargento de 26 anos tenha sido morto por um atirador do Hamas.