Leça da Palmeira
Foi acionado o alerta amarelo, mas não houve necessidade de intervenção exterior. O fogo foi combatido pela equipa interna da empresa.
O alerta foi dado cerca das nove e vinte da manhã, esta segunda-feira, quando se ouviu um forte estrondo vindo da antiga refinaria da Petrogal.
Do meio da empresa que foi desativada em 2021, via-se a quilómetros de distância uma coluna de fumo negro e fogo, como mostram os vídeos a que tivemos acesso.
Ao que apuramos, terá havido uma fuga de gasolina numa das condutas que levou à forte explosão, seguida de incêndio.
De imediato, o fogo foi combatido pelos meios internos da refinaria. Ainda assim foi acionado o alerta amarelo, com os bombeiros de Matosinhos-Leça a ficarem de prevenção, caso fosse preciso atuar, mas não chegaram a sair do quartel.
Os meios da empresa, no local, conseguiram ao fim de cerca de meia hora extinguir as chamas, mas os trabalhos de rescaldo prolongaram-se durante toda a manhã, para prevenir novas fugas de combustível e possíveis reacendimentos.
As causas da forte explosão, seguida de incêndio - que alertou os moradores das redondezas - são desconhecidas. No local esteve a Polícia de Segurança Pública que está agora a investigar.
Não há registo de feridos.