No texto, os subscritores criticam a passividade internacional perante a violência no território palestiniano, recordando, em particular, o caso da morte de uma fotojornalista palestiniana em abril, às mãos das forças militares israelitas.
Centenas de personalidades de destaque da indústria cinematográfica mundial denunciaram esta terça-feira o silêncio em torno das mortes na Faixa de Gaza, numa tomada de posição publicada em revistas de referência do setor.
O artigo de opinião, divulgado nas páginas do "Libération e da Variety", surge na véspera da abertura do Festival de Cannes e reúne as assinaturas de 380 nomes influentes do cinema, entre os quais se destacam Pedro Almodóvar, Javier Bardem, Richard Gere e Mark Ruffalo.
No texto, os subscritores criticam a passividade internacional perante a violência no território palestiniano, recordando, em particular, o caso da morte de uma fotojornalista palestiniana em abril, às mãos das forças militares israelitas. A profissional em causa é a protagonista do documentário Put Your Soul on Your Hand and Walk, que será exibido durante o festival.
A propósito, acrescentou-se no texto que “a ausência de apoio da Academia dos Oscares a Hamdam Ballal suscitou a indignação dos seus membros, o que a levou a apresentar desculpas públicas pela sua falta de ação”.