Mais de 10 hospitais na região de Lisboa vão ter as urgências de ginecologia e obstetrícia encerradas devido à falta de resposta médica especialista e à falha de organização hospitalar.
Vão estar 14 urgências encerradas em Portugal neste fim de semana. A grande maioria são serviços de ginecologia e obstetrícia.
As zonas afetadas já no próximo sábado são o Barreiro, Vila Franca de Xira, Caldas da Rainha, Aveiro e Leiria.
No domingo também vão estar fechados os serviços de urgência do Hospital Garcia de Horta e de Santarém.
O Hospital de Vila Franca de Xira vai estar encerrado durante todo o fim de semana. Vai ser o hospital Amadora-Sintra, da Grande Lisboa, que irá assegurar os serviços de pediatria a crianças que precisem de assistência e sejam encaminhadas pelo SNS ou pelo INEM.
Na zona de Lisboa, o Hospital São Francisco Xavier só irá receber grávidas encaminhadas por parte do INEM.
Em Abrantes a urgência de ginecologia só irá funcionar no domingo, das 9 horas da manhã até à meia noite, apenas para casos que sejam referenciados.
O Ministério da Saúde reconhece as grandes dificuldades para assegurar todas as escalas durante o verão e reforça o apelo à população de contactar previamente a linha do SNS antes de fazer qualquer deslocação a uma unidade hospitalar.
O objetivo desta medida é evitar viagens desnecessárias e garantir que os utentes são encaminhados apenas para locais com resposta disponivel.