Fitch avalia Portugal e é desta que pode vir um “upgrade”

Jornal de Negócios | 12 de Setembro de 2025 às 14:45
A carregar o vídeo ...

Fitch avalia Portugal

A agência de notação financeira deverá elevar o rating da dívida soberana portuguesa, consideram os especialistas ouvidos pelo Negócios. Trata-se da primeira avaliação desta entidade depois das legislativas de 18 de maio.

A Fitch vai anunciar nesta sexta-feira qual a avaliação que faz da dívida soberana de Portugal e a expectativa da maioria dos analistas é de que opte por subir o rating da República.

Em setembro de 2024, a agência manteve o rating português em A- e elevou o “outlook” de estável para positivo, sinalizando assim que poderia vir a melhorar a notação soberana nos seis a 24 meses seguintes.

Não o fez na primeira avaliação deste ano, a 14 de março, mas isso pode acontecer já esta sexta-feira. Se assim for, será a quarta melhoria da nota de Portugal este ano, depois de a DBRS o ter feito a 17 de janeiro e a Standard & Poor’s a 28 de fevereiro e a 29 de agosto.

Para Paulo Monteiro Rosa, o enquadramento é favorável para Portugal. Segundo o economista sénior do Banco Carregosa, os excedentes orçamentais dos últimos anos, a tendência de descida do rácio da dívida pública e a compressão dos ‘spreads’ da dívida soberana portuguesa para mínimos de 2008 face à Alemanha sustentam este cenário de melhoria de rating.

Já França, que nesta sexta-feira é também avaliada pela Fitch, tem estado num enquadramento mais negativo, sobretudo devido à instabilidade política no país. E isso leva a que muitos analistas apontem para a possibilidade de ver a sua classificação sofrer um downgrade já esta sexta-feira.