Fordow, Natanz e Esfahan: As três instalações nucleares do Irão que os Estados Unidos atacaram

Sónia Cardoso | 23 de Junho de 2025 às 10:41
A carregar o vídeo ...

Irão

Estes complexos eram considerados componentes vitais para o programa nuclear iraniano.


Os ataques levados a cabo pelo governo de Donald Trump causaram danos extremamente graves em três instalações nucleares do Irão.

Os complexos abrigam tecnologia de enriquecimento de urânio e desenvolvimento de combustível nuclear.

Uma das instalações nucleares atingidas foi a de Fordow. Foi construída no interior de uma montanha para ficar protegida de eventuais ataques aéreos.

A construção começou no início da década de 2000, mas esta instalação de enriquecimento de urânio altamente fortificada só foi tornada pública em 2009. Está localizada a cerca de 150 quilómetros de Teerão.

Já a central nuclear de Nátanz é a principal instalação de enriquecimento de urânio. No total, tem seis edifícios na superfície e três estruturas subterrâneas. Duas delas tem capacidade para abrigar 50 mil centrifugadores. O complexo fica a cerca de 250 quilómetros ao sul de Teerão. 

Esfahan foi o terceiro complexo nuclear a ser atingido pelos Estados Unidos. Inaugurado em 1984, foi construído com a ajuda da China. Fica situado na região central do país.

Esta instalação atua com o processamento químico em vez do enriquecimento final de urânio. O local é suspeito de ser o centro do programa nuclear iraniano e opera três pequenos reatores de investigação fornecidos pela China.

Esfahan abriga também instalações militares iranianas como fabricas de drones.

Até ao momento, ainda não existem informações detalhadas sobre a extensão dos dados causados pelos ataques das forças dos Estados Unidos