Forte explosão numa instalação energética em Itália faz pelo menos dois mortos e três desaparecidos
A forte explosão está também a ter repercussões nos transportes.
A coluna de fumo que resultou da explosão em Florença também se tornou visível nas cidades vizinhas. A explosão, ouvida a quilómetros de distância, terá provocado a quebra das vidros de alguns edifícios industriais situados nas imediações. O sistema regional de emergência sanitária, os bombeiros e a polícia estiveram no local. Há registo de vítimas mortais e pelo menos 3 pessoas continuam desaparecidas.
De acordo com a imprensa italiana, a explosão aconteceu numa área conhecida como ponto de carregamento, onde os petroleiros reabastecem, e atingiu viaturas e também a cobertura da infraestrutura da ENI.
A forte explosão está também a ter repercussões nos transportes. Desde as 10 horas e 53 minutos da manhã a saída de Calenzano está encerrada em ambos os sentidos devido ao incêndio.
Devido à intervenção dos bombeiros entre as estações ferroviárias de Prato Centrale e Firenze Castello, os comboios da linha podem sofrer atrasos, alterações ou supressões. Foi ativado um serviço de autocarro direto de Prato Centrale para Firenze Rifredi. as causas do incêndio estão a ser investigadas.
Um relatório do município de Calenzano, datado de 2022, já sublinhava a perigosidade da localização da fábrica, próxima de duas das mais importantes vias de comunicação italianas, a linha ferroviária de alta velocidade e a autoestrada a1 situada numa zona densamente povoada.
O mesmo relatório enumerava os produtos armazenados na fábrica: gasóleo, gasolina e óleo.