Furacão Lourenzo devastou arquipélago dos Açores em 2019

| 25 de Setembro de 2025 às 17:52
A carregar o vídeo ...

Furacão Lourenzo em 2019 devastou arquipélago dos Açores

O arquipélago está novamente em alerta devido à passagem do ciclone tropical Gabrielle, que promete chuva forte, rajadas de vento e ondas que podem chegar até aos 18 metros.

Em 2019, o arquipélago dos Açores foi devastado pelo furacão Lourenzo, que foi considerado a tempestade mais forte a atingir as ilhas desde há 20 anos. Os registos apontam para mais de 250 ocorrências, cujos prejuízos provocados rondaram cerca de 330 milhões de euros em várias ilhas.  

Para o Corvo e as Flores, foi decretada a situação de crise energética para garantir o abastecimento de combustível às populações por via marítima.  Na altura, as ondas chegaram aos quinze metros e o estrago mais grave foi no Porto das Lajes das Flores, onde o mar destruiu completamente o ponto de chegada de mercadorias e combustível à ilha.  

Na Ilha Terceira, todos os pescadores foram obrigados a retirar todos os barcos do Porto de São Mateus. Foi ainda necessário realojar 53 pessoas, sobretudo na Ilha do Faial, com a intervenção dos serviços municipais e da direção regional da habitação.  

Os ventos fortes e a agitação marítima provocados pelo furacão Lourenzo deixaram marcas em todo o arquipélago, que volta a estar em situação de alerta até ao final de tarde de sexta-feira. Em causa está a passagem do ciclone tropical Gabrielle, que promete chuva forte, rajadas de vento e ondas que podem chegar até aos 18 metros.