Gasolineira de Braga entre principais doadores do PSD: Família Barros Rodrigues doa mais de 30 mil euros desde 2018

Madalena Sales | 11 de Abril de 2025 às 11:37
A carregar o vídeo ...

Gasolineira de Braga entre principais doadores do PSD

Além do proprietário da gasolineira, o seu filho, João Rodrigues, que é candidato à Câmara Municipal de Braga nas próximas eleições autárquicas, também se destacou como doador.

A família Barros Rodrigues, proprietária da conhecida gasolineira de Braga, tem estado entre os principais doadores do Partido Social Democrata (PSD). Desde 2018, seis membros desta família contribuíram com um total de 30.500 euros ao partido. A maior parte deste valor, 27 mil euros, foi doada a partir de 2021, ano em que a gasolineira contratou a empresa de Luís Montenegro, então líder da oposição, para realizar uma reestruturação de quase 200 mil euros.

De acordo com informações apuradas, o maior cliente da Spinumviva, empresa de Luís Montenegro, tem vindo a apoiar financeiramente o PSD desde pelo menos o momento em que Montenegro anunciou a sua intenção de liderar o partido. Em 2021, o dono da gasolineira contribuiu com 10 mil euros para a campanha, ainda sob a liderança de Rui Rio.

Além do proprietário da gasolineira, o seu filho, João Rodrigues, que é candidato à Câmara Municipal de Braga nas próximas eleições autárquicas, também se destacou como doador. Entre 2018 e 2022, João Rodrigues fez quatro contribuições ao PSD, no valor de 2 mil euros em 2018, 1500 euros em 2019, 2021 e 2500 euros em 2022.

A mulher de João Rodrigues, Inês Patrícia Varajão Borges, colaboradora na Spinumviva, também fez um donativo ao PSD, no valor de 1000 euros, em 2021.

Em declarações ao "Expresso", João Rodrigues defendeu que a família tem apoiado o PSD "como e quando pode", desde que tem memória, mas sublinhou que não há qualquer ligação entre os donativos feitos pela empresa e a liderança de Luís Montenegro.

Importa recordar que a família Barros Rodrigues, dona da gasolineira de Braga, foi responsável por metade da faturação da Spinumviva durante o período em que Luís Montenegro esteve à frente da empresa.