Gastos da Carris
A divergência entre custos nominais e reais pode gerar perceções contraditórias sobre o estado da manutenção e a segurança dos transportes elétricos da cidade.
Segundo avança o "Diário de Notícias", ajustando os custos à inflação, a manutenção da infraestrutura elétrica da Carris, incluindo os elevadores como o da Glória, registou uma queda de 28% entre 2021 e 2024. A frota elétrica, por sua vez, apresentou uma redução de 9,3% nos custos reais.
O caso ganha relevo depois do acidente no elevador da Glória, a 3 de setembro, quando o Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, garantiu que os custos de manutenção da Carris aumentaram 30% durante o seu mandato.
Em resposta, a Carris enviou um comunicado a desmentir qualquer alegação de corte nos investimentos, sublinhando que os gastos totais em manutenção ultrapassaram 24 milhões e meio de euros. É mais 32,7% do que em 2020 e que, incluindo investimento, um montante que superior os 45 milhões de euros.
Apesar do reforço nos números absolutos, a empresa não comentou o efeito da inflação nos custos, que explica grande parte da aparente diminuição real. A divergência entre custos nominais e reais pode gerar perceções contraditórias sobre o estado da manutenção e a segurança dos transportes elétricos da cidade.