Pataias
O detido, toxicodependente, não tem morada conhecida e encontrava-se em liberdade condicional de uma pena de dez anos e nove meses, à qual tinha sido condenado pelos mesmos crimes.
A vila de Pataias, no concelho de Alcobaça, era o território favorito do detido, de 44 anos, que durante várias semanas levou a cabo uma série de furtos a habitações e alojamentos de turismo rural.
O detido, toxicodependente, rondava a zona e, quando se apercebia de um alvo disponível, levava a cabo o furto, visando objetos que poderia facilmente converter em dinheiro para sustentar o vício da droga.
O homem encontrava-se em liberdade condicional de uma pena de prisão de dez anos e nove meses, à qual tinha sido condenado anteriormente pela prática de número significativo de crimes de furto qualificado.
Para além de Pataias, os crimes do homem estenderam-se ainda aos territórios vizinhos da Nazaré e de Alcobaça. Com as autoridades no seu encalço, mudou-se para a Marinha Grande, onde acabaria por ser detido.
No tribunal de Alcobaça, o juiz de instrução responsável pelo primeiro interrogatório considerou não só o facto de ter cometido crimes, em liberdade condicional, como também o alarme social criado por se encontrar em liberdade, e deliberou que irá aguardar julgamento em prisão preventiva.