NOW

GNR inicia operação Spring Break para garantir a segurança dos estudantes em viagens de finalistas

| 24 de Março de 2025 às 16:27
A carregar o vídeo ...

Major João Gaspar

O Major João Gaspar disse ainda no NOW que o objetivo principal é sensibilizar os jovens para adotarem uma postura responsável, prevenindo comportamentos de risco.

O Major João Gaspar, da divisão de Relações Públicas da Guarda Nacional Republicana (GNR), esteve no NOW esta segunda-feira e falou sobre as preocupações associadas às viagens de finalistas, um "período frequentemente marcado por excessos e comportamentos de risco".

De acordo com o major João Gaspar, as viagens de finalistas estão frequentemente associadas ao consumo excessivo de álcool e, em alguns casos, de substâncias estupefacientes.

"É exatamente neste sentido que a Guarda Nacional Republicana está a realizar a operação Spring Break, não só para alertar e sensibilizar os jovens sobre a importância de mitigar estes comportamentos de risco, mas também para garantir que todas as deslocações para os destinos sejam realizadas com segurança, assegurando a tranquilidade pública nas zonas de diversão noturna", afirmou.

Segundo o major João Gaspar a operação Spring Break será realizada em duas fases distintas por todo o território nacional.

A primeira fase, que envolve os militares de prevenção criminal e policiamento comunitário, terá como foco a comunidade escolar, com especial atenção para os finalistas do 9.º e do 12.º ano. 

O objetivo principal é sensibilizar os jovens para adotarem uma postura responsável, prevenindo comportamentos de risco.

Na segunda fase, a operação será intensificada em locais de grande movimento, como as fronteiras terrestres, em colaboração com a Guarda Civil.

"Vamos estar presentes nos locais de maior fluxo de trânsito, como Vilar Formoso e Vila Real de Santo António. Através das diversas valências da GNR, como a componente territorial, trânsito e investigação criminal, e com o apoio de equipamentos de deteção de drogas, pretendemos prevenir e detetar ilícitos associados ao consumo de substâncias estupefacientes. Também vamos assegurar que os autocarros estejam nas devidas condições", concluiu.