A Estratégia Nacional para o Ruído Ambiente 2025-2030 esteve em consulta pública até 09 de junho.
O Governo aprovou esta quarta-feira a Estratégia Nacional para o Ruído 2025-2030, anunciou o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, que referiu que a medida pretende “limitar as situações mais críticas de geração de ruído”.
Falando na conferência de imprensa relativa à reunião semanal do Conselho de Ministros, o governante afirmou que a Estratégia Nacional para o Ruído 2025-2030 procurará proteger o ambiente, respeitando as “necessidades da vida humana, sem radicalismos, sem fundamentalismos ambientais, nem negacionismo ambiental”.
“Há um problema. O ruído em excesso prejudica a nossa vida coletiva. Tem consequências da saúde à qualidade de vida. Deve ser contido dentro de parâmetros aceitáveis e com uma estratégia pública que deve ser equilibrada, nem com ecofundamentalismo, nem com econegacionismo”, sublinhou Leitão Amaro.
A Estratégia Nacional para o Ruído Ambiente 2025-2030 esteve em consulta pública até 09 de junho.
Apesar de aplaudido por ambientalistas e especialistas, ambos têm lamentado o facto de chegar demasiado tarde, apresentar dados desatualizados e “incongruências significativas” face a outros relatórios.