Ministro da Educação
O ministro da Educação afirmou esta terça-feira que houve um aumento de vagas para professores de Educação Básica de 20%, mesmo sem alterar o financiamento da carreira.
Foram assinados, esta terça-feira, no Teatro Thalia, nas Laranjeiras, 11 contratos entre o Governo e várias instituições de Ensino Superior para a formação de professores. Fernando Alexandre admitiu, ainda assim, que a carreira enfrenta problemas.
Durante o evento, foi também apresentado um estudo sobre as necessidades dos professores em Portugal. Constam projeções detalhadas sobre as necessidades de recrutamento de novos docentes para o sistema público em Portugal continental, abrangendo agrupamentos de escolas e não agrupadas.
Houve ainda lugar para abordar o tema do apoio aos professores deslocados. Fernando Alexandre afirmou que a medida lançada pelo Executivo funcionou e que nenhum sindicato se opôs à proposta do Governo.
Note que o apoio a professores deslocados foi estendido na passada sexta-feira a professores que lecionem a mais de 70 quilómetros de distância da residência fiscal.