O executivo de Luís Montenegro explica que se pretende criar um sistema "mais robusto, fiável, resiliente e interoperável".
O Governo decidiu criar uma nova equipa de trabalho para a "substituição urgente" do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança (SIRESP).
Em comunicado, o executivo explica que o estudo desenvolvido deve ser apresentado no prazo máximo de 90 dias.
"A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, e o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, emitiram um despacho que determina a constituição de uma equipa de trabalho técnica e multissetorial com a missão de desenvolver, no prazo máximo de 90 dias, um estudo técnico-estratégico para a substituição urgente do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP)", refere um comunicado conjunto dos dois ministérios.
A decisão surge na sequência de um apagão energético que deixou Portugal sem luz na passada segunda-feira e por, assim, terem sido detetadas falhas no SIRESP.
O executivo de Luís Montenegro explica que se pretende criar um sistema "mais robusto, fiável, resiliente e interoperável".
Segundo o Governo, o SIRESP mostrou "limitações estruturais e operacionais em cenários de elevada exigência operacional".