Grupo de empresários portugueses pode estar interessado em comprar grupo Impresa

Beatriz Torrete | 30 de Setembro de 2025 às 21:23
A carregar o vídeo ...

Grupo de empresários portugueses pode estar interessado em comprar grupo iImpresa

A família Berlusconi mantém o interesse na empresa detentora da "SIC” e do “Expresso”. O grupo precisa de um investimento de pelo menos 80 milhões de euros.

Enquanto a divida continua a disparar, surgem possíveis tábuas de salvação para o grupo Impresa. Desta vez pode ser um grupo de empresários portugueses. O jornal 24 horas avançou que os empresários contactaram a família Balsemão nos últimos dias, para mostrar disponibilidade para entrar no capital social do grupo Impresa.  

Bruno Batista, dono de um grupo de comunicação, afirma que se trata de um movimento para tentar antecipar o investimento dos italianos da MediaForEurope. 

O grupo de empresários está disposto a renegociar e assumir a divida da dona da “SIC” e do “Expresso”. Num valor próximo dos 80 milhões de euros, o necessário para recapitalizar a empresa. 

Os portugueses terão o suporte de um banco do Dubai na operação, que estará disposto a conceder um período de carência de três anos. No entanto, a dívida do grupo Impresa não é o único problema. Há também que fazer um investimento logo no primeiro momento.  

No mercado, corre que o negócio entre Balsemão e Berlusconi estará praticamente concluído. A família italiana, que detém 75% da MediaForEurope, pretende adquirir todo o grupo de comunicação ou comprar apenas a SIC e a Opto. No entanto, as intenções dos italianos vão contra a vontade do fundador da Impresa. Em julho, Francisco Pinto Balsemão assumiu no podcast “Expresso Memórias” que prefere vender o total do capital a ficar com uma posição minoritária.  

O interesse surge numa altura em que a Impresa está pressionada pelos resultados negativos que se vão acumulando. Nos primeiros seis meses do ano, os prejuízos subiram 27%, para 5,1 milhões de euros. A dívida ronda os 148 milhões de euros.