Há uma nova estirpe da gripe em circulação na Europa
A ministra da Saúde assume que a prevenção este ano, em Portugal, vai ser um desafio.
O alerta chegou do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, que avisa que há uma nova variante do vírus da gripe. Esta representa uma nova inquietação para os profissionais de saúde, já que a vacina da gripe, produzida para este ano, não assegura o combate à nova estirpe
A ministra da Saúde garante que a vacinação contra a gripe tem sido em massa. No entanto, Ana Paula Martins assume que a prevenção este ano vai ser um desafio.
Os constrangimentos na Saúde tem sido muitos nos últimos tempos. Uma sondagem indica que 60% dos portugueses defende a demissão de Ana Paula Martins. Este vai ser mais um obstáculo à pasta da ministra, que garante que vai continuar a trabalhar enquanto for vontade do Governo.
A estirpe foi recentemente identificada no hemisfério norte e, no caso da Europa, está a ser responsável por um aumento das infeções três a quatro semanas mais cedo do que nas duas últimas épocas.
Embora ainda haja incertezas quanto ao impacto da próxima temporada de gripe na saúde pública, os avisos são muitos para a preparação de uma temporada de gripe mais severa na Europa, especialmente se houver baixa adesão à vacinação antecipada.
O centro europeu insiste para que pessoas com mais de 65 anos, grávidas, pessoas com doenças preexistentes e crónicas ou imunocomprometidas e pessoas que vivem em ambientes fechados se vacinem.
Em entrevista ao NOW, a diretora geral da saúde confirmou que a gripe está a chegar à Europa mais cedo do que é habitual.
Espera-se agora que os serviços de saúde criem planos de preparação e medidas de prevenção e controle de infeções, além de incentivarem funcionários e visitantes a usar máscaras durante os períodos de maior circulação de vírus respiratórios.