Hamas devolve mais dois corpos de reféns mortos a Israel
Os dois reféns estavam na posse do Hamas desde o início da guerra, a 7 de outubro de 2023, e só semanas depois de o acordo de cessar-fogo ser assinado é que foram devolvidos às famílias.
Amiram Cooper, de 84 anos, e Sahar Baruch, de 25, são os dois reféns entregues a Israel pelo Hamas esta sexta-feira. O primeiro era economista e o segundo era estudante de engenharia. Ambos foram capturados pelo Hamas no primeiro dia do conflito, mas voltaram agora a casa sem vida.
As identidades dos dois corpos foram confirmadas em questão de horas, pelas forças de Israel, que continuam a pressionar o Hamas.
O refém mais velho, Amiram, foi o fundador do Kibbutz Nir Oz, perto da fronteira com Khan Younis, a sul de Gaza. De acordo com fontes israelitas, terá sido assassinado pelo Hamas em fevereiro de 2024 e a sua morte foi confirmada pelas forças armadas de Israel em junho do mesmo ano.
Já Baruch terá sido alegadamente levado do Kibbutz onde vivia e morto durante uma tentativa falhada das forças de Israel de resgatar reféns, em dezembro de 2023.
Autópsias estão a ser agora realizadas nos corpos destes reféns, devolvidos quase três semanas depois de ser assinado o ténue acordo de cessar-fogo entre Israel e Gaza, com 11 reféns ainda por devolver.