Hamas divulga imagem de despedida dos reféns em Gaza
A montagem partilhada nas redes sociais inclui reféns vivos e mortos e deixa uma mensagem ao primeiro-ministro israelita. Esta divulgação ocorre numa altura em que os protestos pela libertação dos reféns e pelo fim da guerra se têm intensificado.
O Hamas partilhou uma imagem com o rosto de 48 reféns que estão na Faixa de Gaza. A montagem inclui fotografias de reféns vivos e mortos. Todos os nomes foram substituídos por uma referência a um piloto da força aérea israelita que desapareceu em 1988 quando o avião foi abatido durante uma missão. É um símbolo nacional do que significa um desaparecimento sem retorno. A mensagem, implícita, é clara. Os atuais reféns podem ter o mesmo destino.
A montagem é acompanhada de uma mensagem aos governantes israelitas.
“Devido à recusa do primeiro-ministro israelita [Benjamin Netanyahu] e à capitulação do chefe das Forças de Defesa de Israel (IDF na sigla em inglês), deixamos uma imagem dos reféns quando começa a operação militar na Cidade de Gaza”, afirmou o grupo do Hamas.
Também os protestos em Israel contra a guerra e pela libertação dos reféns tem-se intensificado. Este sábado, milhares de pessoas encheram as ruas de Telavive e de Jerusalém, onde se dirigiram à residência de Benjamin Netanyahu, para exigir negociações. Os manifestantes desfilaram durante várias horas com bandeiras nacionais, fotografias dos reféns e palavras de ordem.
Enquanto os rostos estampados na montagem divulgada pelo Hamas continuam presos num território devastado pela guerra, as vozes dos seus familiares ecoam cada vez mais alto.