Hamas encontra restos mortais de mais um refém israelita
Numa altura em que o grupo armado expandiu as buscas para novas áreas, para encontrar os restantes corpos, Israel acusa o Hamas de mentir e garante que o grupo palestiniano sabe a localização de todos os reféns mortos.
O Hamas encontrou os restos mortais de mais um refém israelita. Ainda assim, o Egipto e a Cruz Vermelha Internacional juntaram-se ao Hamas na procura pelos corpos dos reféns. Em Khan Younis, as escavadoras têm movido a terra à procura dos restos mortais. O Hamas garante que não sabe onde estão os restantes corpos, mas Israel não acredita nesta narrativa.
No âmbito do acordo de cessar-fogo, o Hamas deveria ter devolvido 28 corpos de reféns israelitas, mas até à data, apenas entregou 16.
Desesperados para reencontrar os familiares, as famílias dos reféns mortos pedem ao Governo israelita, ao Governo norte americano, assim como aos mediadores, que não avancem para a próxima fase do acordo até que o Hamas cumpra as obrigações.
A cada 15 reféns israelitas entregues a Israel, o país de Benjamin Netanyahu concordou em devolver 15 corpos de palestinianos.
Esta segunda-feira mais de 40 restos mortais foram enterrados em Gaza. Fazem parte dos quase 200 que já foram devolvidos pelas forças israelitas.
Dois anos depois do início da guerra, Israel decidiu levantar a situação de emergência declarada no sul do país. De acordo com o ministro da Defesa, há agora segurança que foi alcançada graças às ações das tropas israelitas contra o Hamas.