Hamas não se rende enquanto Israel ocupar Gaza

| 03 de Agosto de 2025 às 13:11
A carregar o vídeo ...

Faixa de Gaza

Israel continua a impedir a entrada de ajuda humanitária no enclave. Cada vez mais crianças morrem de desnutrição.

O Hamas afirma que não se vai render e baixar as armas enquanto Israel continuar a ocupar Gaza. Israel continua a impedir a entrada de ajuda humanitária no enclave. Cada vez mais crianças sofrem de desnutrição. 

As imagens acima podem chocar os espetadores mais sensíveis. 

A guerra, que dura há dois anos, parece não ter fim à vista. Apesar dos esforços do enviado especial dos EUA ao Médio Oriente, Steve Witkoff, e das pressões a nível mundial, o Hamas voltou a bater o pé na questão do desarmamento. 

O grupo pró-palestiniano voltou a afirmar que não vai baixar as armas enquanto as forças de Israel continuarem na Faixa de Gaza. A guerra e a fome fazem vítimas todos os dias no enclave palestiniano. 

O Hamas divulgou um vídeo onde mostra Evyatar David a cavar a própria sepultura, uma imagem que esta chocar o mundo. Evyatar, que tem 24 anos e foi feito refém pelo Hamas a 7 de outubro de 2023, está completamente subnutrido. O primeiro-ministro de Israel já reagiu, num post na rede social X.  

Benjamin Netanyahu expressou o seu choque à família do refém pelas duras imagens divulgadas. Afirmou ainda que Israel está a fazer os possíveis para devolver Evyatar a casa. No enclave palestiniano, uma das principais armas de Israel é a fome. 

Amir tem apenas quatro anos, mas a desnutrição vai deixar-lhe sequelas para o resto da vida. A mãe, Samah Matar, não tem como alimentar o filho, nem o seu irmão Yousef, de seis anos. 

Com ataques noite e dia, a vida tornou-se uma luta pela sobrevivência constante. Já morreram mais de 60 mil pessoas desde o início da guerra. Com a recusa de desarmamento por parte do Hamas, prevê-se que o número mortes continue a aumentar.