Helicópteros
Portugal tem 37 hospitais com heliportos, mas apenas sete estão certificados para transporte de doentes.
Os quatro helicópteros de socorro para missões de emergência médica adquiridos pelo governo apenas podem aterrar no hospital de Braga.
Portugal conta com 37 hospitais públicos com heliportos, mas só sete estão certificados para transporte aéreo de doentes e apenas o de Braga cumpre as condições necessárias.
A informação foi avançada pelo gabinete de comunicação da Autoridade Nacional da Aviação Civil, que explicou que o comprimento máximo dos helicópteros é de cerca de 20 metros, o que significa que é compatível com a dimensão das plataformas dos heliportos do hospital de Braga, do heliporto de Loulé e da pista do Casalinho, em Pombal.
À noite, as opções diminuem para dois locais. Apenas dois heliportos podem receber voos noturnos.
Em 2020 foi lançado um plano de reabilitação para modernizar estas infraestruturas que acabou por ser travado pela pandemia e nunca mais foi retomado.
Financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência, os helicópteros custam no total 32 milhões de euros e vão ser entregues em agosto de 2026.
Embora sejam destinados a evacuações médicas, podem ainda ser utilizados em missões de busca, salvamento e combate a incêndios.