Homem detido por tentar entrar no funeral de Charlie Kirk com arma

Inês Simões Gonçalves | 21 de Setembro de 2025 às 16:13
Homem detido por tentar entrar no funeral de Charlie Kirk com arma
Homem detido por tentar entrar no funeral de Charlie Kirk com arma FOTO: AP

Joshua Runkles, de 42 anos, fez-se passar por um membro das forças de autoridade para tentar entrar no local.

O funeral do ativista conservador Charlie Kirk acontece este domingo, no no estádio de State Farm, no estado norte americano do Arizona, pelas 11 horas locais (19 horas em Lisboa). 

São esperadas cerca de 100 mil pessoas na cerimónia fúnebre, que terá o formato de um mega-comício da direita radical norte-americana. O Presidente americano, Donald Trump, o vice-presidente, J.D Vance, e o secretário de Estado do país, Marco Rubio, vão estar presentes na cerimónia. 

O funeral será realizado com o nível máximo de segurança e um homem foi já detido por tentar entrar no estádio com uma arma. Joshua Runkles, de 42 anos, fez-se passar por um membro das forças de autoridade para tentar entrar no local. 

A cerimónia de homenagem é considerara um “evento significativo de segurança nacional e internacional, que requer um extenso apoio entre agências federais”, segundo o Departamento de Segurança Interna dos EUA. O estádio onde o funeral vai decorrer tem capacidade para 73 mil pessoas. 

Em Phoenix, capital do estado do Arizona, já marcharam centenas de pessoas para prestar homenagem e se despedir de Charlie Kirk, que foi assassinado no dia 10 de setembro, depois de levar um tiro durante um debate da Universidade de Utah.