Gafanha da Nazaré
Tudo aconteceu este sábado no cais dos bacalhoeiros. A Polícia Judiciária está a investigar o caso, até porque não está afastada a hipótese de crime.
A queda terá acontecido pela meia-noite e vinte deste sábado, quando o homem de nacionalidade indonésia entrava no barco Sidia 1, atracado há cerca de dois meses e meio, no cais dos bacalhoeiros, na Gafanha da Nazaré.
Os elementos da Polícia Marítima e da estação salva vidas de Aveiro foram acionados de imediato e à chegada encontraram o homem, com cerca de 40 anos, a boiar entre dois navios.
O resgate foi feito a nado por um tripulante da Estação Salva Vidas, com recurso a uma maca flutuante.
Ao que apuramos a vítima estava já inconsciente e acabou por não resistir.
O óbito foi declarado ainda no local pelo médico do INEM e o corpo foi depois transportado pelos Bombeiros de Ílhavo para o Gabinete Médico-Legal do Baixo Vouga, onde será autopsiado.
O barco de arrasto Sidia 1, com bandeira Cabo Verdiana, está atracado no cais dos bacalhoeiros, no Porto de Aveiro, há dois meses e meio.
Desde então os cerca de cinco tripulantes vivem dentro da embarcação.
Para saírem do navio necessitam de passar pelos outros dois que estão atracados ao lado. Terá sido a fazer esse percurso para entrar a bordo da embarcação que a queda aconteceu.
A Polícia Marítima tomou inicialmente conta do caso, mas a investigação passou entretanto para a Polícia Judiciária.
Durante a manhã deste sábado, os inspetores estiveram cerca de duas horas a bordo a realizar diligências.
A investigação procura agora perceber se há indícios de crime ou se a queda foi acidental.
No local estiveram também elementos da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR.